09/02/2011 Marcinha 3Comentário(s)

Antes e depois

O clareamento dental é um tratamento odontológico que tem por objetivo clarear os dentes. Este clareamento é feito de duas maneiras: Laser e Caseiro. As duas técnicas associadas promovem rapidamente um efeito satisfatório e a manutenção do tratamento atinge resultados excelentes. É um tratamento na categoria de Estética Dental.

 

Tipos de Clareamento Dental

Existem dois tipos: A laser e caseiro

 

Como funciona

Os tipos de clareamento dental são o clareamento dental a laser e o clareamento caseiro, que é feito pelo próprio paciente em casa ou no trabalho. Este último constiste em aplicação de um gel clareador sob um molde de silicone (sob medida da arcada dentária do paciente) por um período de 04 horas ininterruptas diariamente por um período de 01 semana (podendo intercalar os dias). Com o tratamento a laser em consultório, a remoção dos pigmentos de corantes decorrentes da alimentação são removidos.

 

Sensibilidade dos Dentes

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre a sensibilidade dos dentes ao fazer um clareamento dental. Ao realizar um tratamento deste tipo o paciente deverá ser disciplinado tanto quanto à visita ao dentista durante o tratamento e também cuidando de sua alimentação, isto é, evitar alimentos que pigmentam os dentes tais como o café, vinho, chocolate, beterraba, sucos de uva, molho de tomate entre outros.

A sensação de dor varia de paciente para paciente. Alguns relatam não sentirem absolutamente nada. Outros relatam um certo incômodo por alguns segundos e outros sentem muita dor. É importante o paciente entender os benefícios do tratamento, uma vez que ter um sorriso de seus sonhos poderá implicar em um certo sacrifício. Mesmo que você tenha alguma sensibilidade não será algo tão ruim se comparado ao benefício do tratamento. Você não corre risco algum de vida ou ferimentos. O tratamento é simples, rápido, cerca de 30 a 40 minutos por sessão no consultório. Se optar pelo caseiro fará em casa conforme seu tempo. Mas lembre-se: Disciplina é um dos fatores principais para o sucesso do tratamento.

 

Clareamento Dental em Facetas, Coroas e Canal

O tratamento não fará clareamento das facetas e coroas por se trataram de material diferente do dente. Com isto em alguns casos, dependendo do estado das resturações será necessário refazê-las caso queira branquear os dentes. O fato de estar fazendo um canal não impedirá de você realizar uma sessão de clareamento dental. Entretanto a resina aplicada sob o canal poderá ficar evidenciada caso seus dentes fiquem muito brancos, sendo necessário a restauração da resina do dente que foi realizado o canal. Portanto, as restaurações não podem ser clareadas pelo método de clareamento dental, será necessário a substituição da resina ou de cerâmica para o clareamento total dos dentes.

 

Alimentos Proibidos no Clareamento Dental

Alguns alimentos são proibidos durante o tratamento e devem ser evitados inclusive para qualquer pessoa que deseja manter a pigmentação natural dos dentes.

Bebidas como o Vinho, Chás, Café, Capuccino, refrigerantes de Cola, Chocolate e molhos escuros tais como Molho de Tomate tendem a manchar os dentes portanto evite estes alimentos. Apesar de permitidas, frutas como Laranja, Limão e Abacaxi podem aumentar a sensibilidade nos dentes podendo ser incômodo para algumas pessoas. Se tais frutas ácidas não lhe farão falta em seu cotidiano, evite-as ou consuma moderadamente. Evite também corantes.

 

Mitos sobre Clareamento Dental
O clareamento dental enfraquece os dentes?

Não. Não há como um laser enfraquecer seus dentes pois o laser não possui tanta potência para isto. O que pode acontecer é o clareamento evidenciar rachaduras que o seu dente já possuía e agora foram evidenciados durante o tratamento (Estas fissuras tendem a desaparecer conforme o dente vai hidratando novamente). De maneira alguma o clareamento dental prejudica os dentes.

 

A partir de qual idade pode ser feito o Clareamento Dentário?

Não há limite para definirmos com quantos anos é permitido realizar um tratamento dentário. Em caso de menores de idade, a autorização deverá ser feita pelos pais. O importante é que o clareamento por uma questão de lógica, deverá ser feito em dentes da segunda dentição (posteriores aos dentes de leite).

 

O tratamento é caro?

Os preços podem variar de região para região então o recomendado é visitar um dentista de sua preferência, e faça um orçamento sem compromisso.

 

Existem contra-indicações?

Não há contra-indicações conhecidas.

 

Clareamento dental é prejudicial à saúde?

Não, de forma alguma.

 

Dra Anna Paula Lamas
Cirurgia dentista-endodontista

3 comentários em “Clareamento dental

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.